Halliburton apresentará proposta de acordo até sexta-feira

Nesta quarta-feira (14), a FUP e seus sindicatos se reuniram com a Halliburton para mais uma rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/17. Um dos pontos de pauta foi o cumprimento do acordo feito na Justiça do Trabalho para a suspensão da greve do pessoal de WP (Wireline e Perforating). A empresa reiterou o abono dos dias parados, a garantia de que não haverá demissão, nem qualquer punição aos grevistas, além do pagamento das folgas acumuladas.

A FUP e seus sindicatos reivindicaram que o mesmo reajuste salarial seja aplicado aos benefícios dos trabalhadores (tíquete alimentação e refeição, Auxílios Creche e Escolar) e propuseram a realização de reuniões mensais na sede da Federação para tratar problemas regionais e o acompanhamento do Acordo Coletivo durante a sua vigência.

A Halliburton ficou de formalizar uma proposta completa até a próxima sexta-feira.

Entenda as razões da greve e as conquistas dos trabalhadores

Os trabalhadores do setor de WP da Halliburton entraram em greve por tempo indeterminado no dia 25 de maio. Entre as principais reivindicações estavam o pagamento do Dia de Desembarque, compra de 10% de dias acumulados, compra de 50% do banco de horas; reajuste/revisão anual do bônus, alteração na nomenclatura do bônus e promoções, o que a categoria não recebe há cinco anos. Depois de 12 dias de paralisação, os trabalhadores decidiram em assembleia suspender a greve por 90 dias.

A decisão foi tomada após audiência de conciliação realizada entre o Sindipetro-NF e a Halliburton, na qual a empresa se comprometeu com a retomada da compra de folgas suprimidas e estabilidade no emprego por noventa dias. Durante esse prazo, o sindicato e a empresa negociaram uma forma de resolver definitivamente o pagamento da folgas acumuladas. A greve foi fundamental para pressionar a Halliburton a negociar.

Fonte: FUP, com informações do Sindipetro-NF