Parente quer entregar 30 áreas produtoras de petróleo em cinco estados

Na última sexta-feira (28) a Petrobrás anunciou a privatização de 30 áreas produtoras de petróleo, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo. Em quase todos os campos colocados à venda a estatal é operadora com 100% de participação.  Somente nas concessões de Pescada e Arabaiana, no Rio Grande do Norte, a empresa opera com 65% de participação, pois tem parceria com a Ouro Preto Óleo e Gás.

É o maior ataque às áreas de produção de petróleo em águas rasas desde a era privatizante de FHC nos anos 90. Na Bacia de Campos, por exemplo, estão na lista de venda três grandes polos produtores: Pargo (Carapeba, Vermelho e Pargo), Enchova (Bicudo, Bonito, Marimbá, Piraúna, Enchova e Enchova Oeste) e Pampo (Badejo, Linguado, Trilha e Pampo). Outro campo de destaque que será colocado à venda é Merluza, na Bacia de Santos.

Para barrar o avanço do desmonte comandado por Pedro Parente, a diretoria do Sindipetro-NF fará uma reunião extraordinária hoje para discutir formas de resistência.

"O ataque, que vinha acontecendo nos campos terrestres, em refinarias e subsidiárias, chega agora às áreas de maior produção, visibilidade e interesse das multinacionais do setor petróleo. Uma ofensiva somente possível em razão da conjuntura de impunidade conferida à direita brasileira pela Operação Lava Jato e pela cumplicidade do poder judiciário e da grande imprensa", afirmou em nota a diretoria do Sindipetro-NF.

Os petroleiros estarão reunidos entre os dias 03 e 06 de agosto, em Salvador, durante o XVII Congresso Nacional da FUP, para debater e apontar um amplo calendário de lutas e estratégias de resistência para resgatar o Sistema Petrobrás das mãos dos golpistas, que estão privatizando a empresa a toque de caixa.

Petroleiros de Macaé fazem "trancaço" contra venda de áreas

Petroleiros de Macaé fecharam por três horas os acessos à base de Imbetiba em protesto ao anúncio de venda de 30 áreas de produção de petróleo em seis estados do país. Segundo Sindipetro-NF, são 74 plataformas envolvidas nos planos de venda, sendo 14 delas na Bacia de Campos, o que pode causar o corte de 10 mil empregos.

A Diretoria do Sindipetro-NF vai realizar hoje, às 20h, uma transmissão ao vivo pelo Facebook para esclarecer dúvidas da categoria em relação ao futuro. É importante a categoria saber que a venda proposta pela empresa é com "porteira fechada", ou seja, inclui equipamentos, oleodutos e, provavelmente, trabalhadores, como aconteceu com as refinarias.

Fonte: FUP, com informações do Sindipetro-NF e da Petrobrás