Sindipetro/MG faz assembleias sobre greve de 24h e redução de efetivo

A partir desta terça-feira (13), o Sindipetro/MG realizará assembleias com os trabalhadores da Regap, Termelétrica Aureliano Chaves e Transpetro para decidir três pontos de pauta: uma mobilização no dia 19 de junho e uma greve contra a redução do número mínimo e a greve de 24 horas convocada pelas centrais sindicais para o dia 30 de junho.

No primeiro caso, a proposta da Petrobrás é de reduzir o número mínimo de trabalhadores na operação das unidades da empresa, descumprindo o estabelecido na Cláusula 91 do ACT e na NR 20.

A medida já foi implantada na Refinaria Abreu e Lima, em Recife (PE), onde houve uma redução de mais de 15% do quadro de operadores. Já na Replan, a gerência também já anunciou que fechará 54 postos de trabalho da operação.

Diante desse desrespeito, o Conselho Deliberativo da FUP realizou uma reunião extraordinária quinta-feira (8) e indicou a aprovação de uma greve por tempo indeterminado em todas as unidades do refino, com data a ser anunciada pela Federação. E, na próxima segunda-feira (19), durante reunião da Comissão de SMS, o alerta aos gestores será dado com uma grande mobilização da categoria em todo o Sistema Petrobrás.

Greve de 24 horas

Outra pauta que também será avaliada pela categoria durante as assembleias em Minas é a participação dos petroleiros na greve geral da classe trabalhadora. A paralisação acontecerá em todo o País contra os projetos de reforma trabalhista e da Previdência e pela convocação de eleições diretas para presidente.

Confira o edital aqui